INÍCIO OBJETIVO SELEÇÃO E MANEJO

 

Trabalhamos com um plantel formado por 90 éguas na cria, sendo todas domadas, mansas e comprovadas funcionalmente. Nossa temporada de monta começa em final de agosto e vai até o final de janeiro.

A potrilhada que está ao pé da mãe começa a ser amanunciada em torno dos 7 meses de idade, sendo este manejo executado mais ou menos junto com o desmame. Nesta ocasião já são escolhidos os melhores machos, ou seja, potrilhos que no momento tem o aval para serem os futuros reprodutores. O restante dos machos são castrados, sendo que quando atingirem a idade são domados e vêm a integrar as tropilhas de trabalho na estância.

Os potros machos selecionados no desmame ficam soltos em campos melhorados ou em pastagens cultivadas, ingressando na Cabanha após os 2 anos, onde são domados e cuidados, começando aí suas performances nas pistas.

As potrancas, após serem apresentadas à inspeção técnica da ABCCC para serem confirmadas, começam a serem domadas. No primeiro estágio da doma, a redomoneada, já começamos a fazer uma avaliação da capacidade funcional de cada animal, considerando basicamente as andaduras, temperamento, facilidade e correção de movimentos, fácil aprendizado e aptidão com o serviço com o gado. Várias participam de provas de 21 dias de doma.

Os demais estágios da doma são acompanhados de perto e rigorosamente analisados em suas características individuais sendo que no dia a dia, na lida de campo, estes animais são testados.

A CAMPANA tem como meta apostar nas suas novas gerações, pois considero como criador que uma vez buscando acertar os acasalamentos os novos produtos irão superar seus pais. Pensando assim e sempre baseado nos princípios de seleção morfológico/funcional, o ingresso de éguas novas ou de 1ª cria na manada é bastante significativo. Fundamentados neste ideal comercializamos éguas comprovadas como mães na nossa Cabanha, ou seja, abrimos mão de éguas com histórico reprodutivo em troca de novas gerações na manada, sempre apostando na renovação e evolução genética.

Sem dúvida, ao nosso ver, um grande desafio.

 

www.cabanhacampana.com.br