2016
Tempranito
Campana Zarzamora integra em seu currículo mais um título

Filha de TRIUNFO DO PURUÑA em  CAMPANA INCA, Zarzamora que já tem o título de Grande Campeã nas pistas, este fim de semana conquistou o prêmio de 3ªMelhor Égua Adulta na Expo Passaporte em Canguçu. Com presença expressiva de candidatos às escarapelas o evento ocorrido neste 28 de maio contou com mais de 88 animais para o julgamento, foi jurado da mostra o criador Lauro Varela Martins. Segundo Martins, “devido ao número de animais de alta qualidade acabaram ficando bons exemplares de fora do grande campeonato. Para ele tanto os machos quanto as fêmeas tem condições de evoluir e de alcançar resultados ainda mais expressivos”. A exposição contou com a supervisão técnica de Frederico Vieira Araújo, profissional credenciado a Associação de Criadores de Cavalos Crioulos.

Fonte: ABCCC | Foto JG Martini
Classificatória de Esteio destaca alto nível da raça Crioula
O tempo nublado e frio não impediu que o público acompanhasse neste domingo, dia 22 de maio, a classificatória aberta de Esteio ao Freio de Ouro. Dezesseis animais irão para a grande final na Expointer, que acontece no primeiro fim de semana de agosto. A seletiva apresentou umas das mudanças nas regras da competição definidas pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), já testada no Bocal de Ouro, que foi a classificação do dobro de animais. 
Depois de sete anos, o evento voltou a ocorrer paralelamente à Expoleite/Fenasul. Entre as fêmeas, a grande vencedora foi a égua Farrera de Los Campos, da Estância Vendramin, de Palmeira (PR), montada pelo ginete Antonieto Rosa. Já entre os machos, venceu o cavalo Harmonia Temprano, da Cabanha Harmonia, de Santa Vitória do Palmar (RS), conduzido pelo ginete José Fonseca Macedo.

CAMPANA GARANTE VAGA NA GRANDE FINAL DO FREIO DE OURO 2016

A disputa da Classificatória Aberta de Esteio foi marcada pelo alto nível de competidores e animais que mesmo com o tempo nublado e frio brilharam em pista a cada etapa da prova. Foram jurados nas fêmeas,  André Luiz Narciso Rosa, Ricardo Mathó e Rodrigo Py.
Segundo André Rosa, participaram da classificatória excelentes éguas, que mostraram o nível atual da raça Crioula. Destacou a alternância de posições, não só devido à qualidade morfológica, mas funcional de todas as éguas, além da qualidade excepcional da pista e também do gado apresentado pela ABCCC.
Com relação à possibilidade de títulos entre os animais classificados em Esteio, afirmou que a médias foram bastante altas e a margem de erro é muito pequena devido à profissionalização dos ginetes e o nível de treinamento dos cavalos. “A cada prova a gente vê a evolução nítida tanto da apresentação quanto da conduta desses animais em pista, explicou.
Campana Tutora, filha de BT Brazão do Junco e Campana Nicotina, foi uma das fêmeas escolhidas para a grande final. Ela foi conduzida por Mário dos Santos Suñé e obteve a média final de 19,327.

Fonte: ABCCC | Foto: Felipe Ulbrich

EXPOINTER 2016
PASSAPORTE EXPOINTER 2016
Classificatória de Paleteadas em São Gabriel Bocal de Prata
Freio de Ouro Resultados em pista
Mais premiações em Herval do Sul
Cabanha Campana inicia 2016 com importantes conquistas