2014
Dez - Cabanha Campana: resultados na Primavera 2014

O verão chega e a primavera se vai, mas não sem deixar importantes resultados para a Cabanha Campana, que em diversas exposições (Bagé, Caçapava, Dom Pedrito e Pelotas, entre outras) teve animais do afixo Campana, seus ou vendidos, e filhos desta genética que se destacaram e saíram premiados das pistas.

O ciclo de premiações na Primavera teve início em São Sebastião do Caí, que aconteceu no Parque Centenário, com mais de 85 animais em pista, no dia 13/9, sendo promovida pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos (NCCC) do Vale do Caí. O jurado Eduardo Fernandes consagrou o macho Campana Zapata (4) (Triunfo do Purunã X Campana Querência) como Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeão. Campana Zapata foi comercializado no Remate 25 Anos da Campana, sendo adquirido por Dennis Sfair Silveira, Cabanha Sabiendas, de Porto Alegre/RS.

No dia 26 de Setembro foi a vez de Chapecó, em SC, sediar a exposição morfológica, organizada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos (NCCC) do Oeste Catarinense. Aqui foi a vez da genética Campana mostrar sua força. Um filho de Campana Naco (2), Hulk da Santa Juvita, levou o título de 3º Melhor Macho da Exposição.

Ainda em Setembro, São Sepé sediou uma Exposição Morfológica da raça, no dia 27, organizada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos (NCCC) Sepé Tiarajú e com 40 animais na disputa. A roseta mais alta foi para o Potranco Maior Campana Zangano (5) (Triunfo do Purunã X Campana Patria Guacha), que sagrou-se Grande Campeão. Além dele também Campana Vicuña (5) (Triunfo do Purunã X Campana Quincha) saiu premiada, arrebatando o título de Reservada Grande Campeã.

Já em outubro a pista do Parque Centenário de Montenegro/RS reuniu 110 exemplares em sua Exposição Morfológica de Primavera, realizada no dia 04 sob a organização do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Vale do Caí. Na fila dos garanhões mais uma vez Campana Zapata (4)(Triunfo do Purunã X Campana Querência) foi o destaque, sendo premiado com a escarapela de Grande Campeão.

Na Expofeira de Bagé, que aconteceu no dia 10 de outubro, Campana Afeitado (8) (Faceiro do Recanto Crioulo X Campana Saia Justa) saiu de pista como o Terceiro Melhor Macho e o Reservado Campeão Potranco Menor.

No dia 11 de outubro aconteceu a Exposição Morfológica de Rio Pardo/RS, onde 58 animais confirmados e 23 animais na categoria Incentivo estiveram em prova para serem avaliados. Campana Vicuña (5) (Triunfo do Purunã X Campana Quincha) foi novamente a Reservada Grande Campeã. Quem também saiu de pista premiado foi Campana Zangano (5) (Triunfo do Purunã X Campana Patria Guacha), como Reservado Grande Campeão. Ambos foram expostos por José Valmir Silveira D'Avila, Cabanha JLV, Santa Margarida do Sul/RS.

Em Caçapava foram dois dias de competição (10 e 11 de outubro) de tempo ruim e bons resultados. Nesta exposição morfológica o 4º Melhor Macho foi Campana Rumo Certo (1) (BT Faceiro do Junco X Gringa do Aceguá), de José Luiz Marona Pons, Cabanha Santa Ângela, Uruguaiana/RS.

Nos dias 24 e 25 de outubro São Gabriel conheceu os seus melhores exemplares na tradicional competição de Morfologia da raça. O destaque da mostra foi Campana Vicuña (5) (Triunfo do Purunã X Campana Quincha), destaque entre as éguas adultas, que alcançou o título de Grande Campeã e foi consagrada Melhor Exemplar da Raça, exposta por José Valmir Silveira D'ávila, Cabanha JLV, Santa Margarida do Sul/RS.

Na Expofeira de Dom Pedrito, que aconteceu no dia 25 de outubro, mais um animal com o afixo Campana teve destaque, Campana Zueco (3)(Triunfo do Purunã X Cortina de Fogo da Nova Era), vendido no Remate Campana de 2014, foi o Reservado Campeão Potranco Menor. E a genética Campana ainda teve outro destaque, através de uma filha de Campana Viejo Padre (7), FM Formosa do Cinco Salsos, que saiu de pista como a Campeã Potranca Menor.

Novembro inicia e a 10ª Exposição Morfológica de Aceguá acontece, no dia 08, com 44 animais participando dos campeonatos. Mais uma vez a genética Campana saiu consagrada, novamente com FM Formosa do Cinco Salsos, filha de Campana Viejo Padre (7), que sagrou-se Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça.

No dia 14 de novembro foi a vez de Rio Grande sediar a Mostra Morfológica que deu à Campana Vicuña (5) (Triunfo do Purunã X Campana Quincha) o título de Grande Campeã, exposta pela Cabanha JLV, de São Gabriel/RS.

Chega dezembro e com ele o tradicional Tempranito (9), que acontece em Bagé. Na Morfologia a Campana levou os seguintes prêmio de Categoria:
» Campana Bienvenida, Campeã Categoria | » Campana Barulho, Res. Campeão Categoria | » Campana Bolichero, Campeão de Categoria

» 4º Melhor Trio:  Campana Buena, Campana Buena Madre e Campana Buena  Abuela

PROVA DE POTROS 21 DIAS :
-  1º LUGAR  - Campana Apucarana - Ginete: João Paulo Nunes

PALETEADAS:
5° lugar dupla Campana Kalamaco – montado por Mário Moglia Suñé e  Campana Utrillo – montado por Mário dos Santos Suñé

09/09 - Cabanha Campana em 3º lugar na Final Nacional da Paleteada

Foi em meio a uma pista enlameada e disputando com outras 33 duplas que a Cabanha Campana ficou entre os melhores de 2014 nas Paleteadas, durante a Expointer. A paixão pela raça correu lado a lado, mesmo com a adversidade extra. Nas últimas corridas, já à noite, a chuva deu uma trégua, mas ainda assim a arena continuava pesada e o vento se intensificava. Entretanto, nem mesmo as condições desfavoráveis foram impedimento para que Armando Duarte, montando Campana Resolana, e Mário Suñe, montando Campana Obra-Prima, fizessem uma grande corrida de vacas e ficassem com o 3º lugar. Este é o 5º ano consecutivo que a Campana participa da Final Nacional da Paleteada.

Critérios para valorizar ainda mais a competição
De acordo com o jurado Júlio Hax, que avaliou a decisão da Paleteada 2014 com Tomás Gonçalves, a competição foi bastante equilibrada. Segundo Hax, a dupla de julgadores optou por adicionar, em comum acordo, de priorizar a doma dos animais na avaliação. Segundo ele, a prova de que a medida foi acertada é de que os cinco primeiros colocados foram as duplas que mais se destacaram dentro deste perfil. “Foi um gado complicado e em uma pista como esta”, diz Hax ao se referir à arena que acabou impondo maior dificuldade aos movimentos após a chuva.
A supervisão técnica esteve a cargo dos profissionais credenciados à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Rafael Sant’Anna e Thiago Persici.

Fonte: ABCCC
08/09 - Campana Vicuña e Campana Zangano premiados na Expointer 2014

Mais um ciclo se completa e novamente a Cabanha Campana traz bons resultados da Expointer. Neste ano Campana Zangano (Triunfo do Purunã X Campana Patria Gaucha) foi o Campeão Potranco Maior e Campana Vicuña (Triunfo do Purunã X Campana Quincha) foi a 3ª Melhor Égua Adulta.

Fonte: ABCCC | Fotos: Felipe Ulbrich

08/09 - Filha de Triunfo do Purunã é a 3ª Melhor Fêmea do Prado 2014

Cardenal Guerrera 219, uma filha de Triunfo do Purunã, sagrou-se a Terceira Melhor Fêmea na Expo Prado 2014. A Cabanha Campana parabeniza German Sapelli pela conquista.

Foto Luis Alberto Pesce Estivez

24/05 - Campana garante vaga na final Nacional de Paleteadas com duas duplas, em Lavras do Sul

A Cabanha Campana competiu, em Lavras do Sul, por uma das quatro vagas à grande final do Campeonato Nacional de Paleteadas da ABCCC, e obteve duas delas ao conquistar o primeiro e o terceiro lugar. Quinze duplas de paleteadores entraram em pista e mostraram a força da região na modalidade, com corridas surpreendentes e um grande índice de notas 10. Armando Duarte montando Campana Resolana e Mario Suñe montando Campana Obra-Prima mantiveram ótimas corridas, de forma equilibrada e mostrando bom desempenho. Com uma virada realmente inacreditável, Suñe e Duarte completaram sua última corrida com as notas nove e dez, levando à pista retomadas quase perfeitas e sincronizadas, obtendo a primeira colocação. O terceiro lugar foi obtido por Mario Suñe montando Campana Chimarrão e Guilherme Abascal montando Campeira do Macanudo.

O evento reuniu os habilitados na Região 02 de Provas Funcionais da ABCCC, que integra os municípios gaúchos de Bagé, Santa Maria, Cachoeira do Sul, Lavras do Sul e Dom Pedrito, entre outros. Antes de entrar em pista neste sábado (24/5), os conjuntos tiveram de passar por uma das credenciadoras da modalidade, que foram realizadas deste o mês de setembro do ano passado. No total, o ciclo da modalidade reúne mais de 500 animais durante todo o ano. A grande disputa será realizada no início do mês de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, dentro da programação do Cavalo Crioulo na Expointer 2014.

Fonte: ABCCC | Foto: Fagner Almeida

15/04 - Cabanha Campana obtém a primeira colocação na disputa da Força A nas Paleteadas de Dom Pedrito

A disputa da credenciadora do Campeonato Nacional de Paleteadas, que aconteceu no dia 13 de abril em Dom Pedrito, teve a Cabanha Campana na primeira colocação na disputa da Força A: Mario Suñé - montando Campana Obra-Prima - e Armando Duarte - montando Campana Resolana – que paletearam juntos.

Na seletiva, nove duplas - seis na força A e três na força B – garantiram habilitação para concorrer na classificatória da região 2.

O responsável pela supervisão da prova organizada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Dom Pedrito foi o técnico Daniel Rossato Costa, profissional credenciado à ABCCC.

A premiação de Selo de Raça da competição foi entregue à égua colorada Campana Obra-Prima, de propriedade de Mário Móglia Suñé - Cabanha Campana, de Bagé/RS.

Mario Suñé também credenciou Campana Chimarrão, na Força A.

Fonte: ABCCC

27/04 - Campana Sello credencia em primeiro lugar em Jaraguá do Sul

Praticamente uma semana após conquistar o primeiro lugar no Bocal de Ouro 2014 entre as fêmeas, o ginete Raul Lima volta a alcançar o primeiro lugar, desta vez na credenciadora ao Freio de Ouro em Jaraguá do Sul/SC. A seletiva aconteceu neste domingo (27/04), e foi o desempenho do macho Campana Sello (Campana Guasquero X Campana Lechuga) que garantiu uma das posições mais altas. A prova foi uma promoção do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Planalto Norte Catarinense.

A Cabanha Campana parabeniza a Cabanha Sabiendas, de Dennis Silveira, proprietário também de Campana Reboliço (Campana Guasquero X Campana Maestra) que correu em 2013 e já está credenciado para este ano, por mais esta conquista. Fonte: ABCCC

16/04 - Campana Vicuña e Campana Zangano mais uma vez premiados - Outonal de Esteio

O ciclo 2013/2014 tem trazido bons resultados para a Campana. Mais uma vez Campana Vicuña e Campana Zangano obtiveram um excelente resultado. Ambos, filhos de Triunfo do Purunã, vêm conquistando elogios e escarapelas em diversas exposições, sendo a mais recente na Expo Outonal de Esteio, na qual as rosetas que adornaram os Grandes Campeões simbolizaram a conquista de uma vaga na concorrida decisão da modalidade, realizada na Expointer em agosto. O julgamento, que confirmou o passaporte de oito exemplares à decisão, foi realizado durante todo o dia 16 de abril, na pista da raça em Esteio/RS.

A avaliação do jurado Ciro Manoel Canto de Freitas apontou, entre os 98 exemplares que se apresentaram em pista, o potranco menor Campana Zangano , de Mário Suñe, como o Grande Campeão. Segundo o jurado, o potranco se destacou por estar em ótimo preparo para a sua idade, sendo um animal muito correto, de muito selo racial, que caminhou bem, e que certamente terá um grande futuro, observou.

Também conseguiu uma das vagas Campana Vicuña, que foi Res. Grande Campeã. Além do Grande Campeonato e do Res., destacamos também as conquistas com os trios.

CAMPEÃO TRIO DE POTRANCAS E TRIO GRANDE CAMPEÃO: (Campana Zamba, Campana Zapatilla e Campana Zeferina)
Zamba foi destacada como Melhor Potranca do Trio e 3º Melhor Ventre a Campo e Zapatilla foi destacada como 2ª Melhor Potranca do Trio

CAMPEÃO TRIO DE ÉGUAS ADULTAS E RESERVADO CAMPEÃO TRIO DA EXPOSIÇÃO: (Campana Têmpera, Campana Tutora e Campana Virgen Santa)
Têmpera foi destacada do Trio e destacada como 3º Melhor Ventre dos Trios

Fonte: ABCCC | Fotos: Felipe Ulbrich

15/04 - Cabanha Campana obtém a primeira colocação na disputa da Força A nas Paleteadas de Dom Pedrito

A disputa da credenciadora do Campeonato Nacional de Paleteadas, que aconteceu no dia 13 de abril em Dom Pedrito, teve a Cabanha Campana na primeira colocação na disputa da Força A: Mario Suñé - montando Campana Obra-Prima - e Armando Duarte - montando Campana Resolana – que paletearam juntos.

Na seletiva, nove duplas - seis na força A e três na força B – garantiram habilitação para concorrer na classificatória da região 2.

O responsável pela supervisão da prova organizada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Dom Pedrito foi o técnico Daniel Rossato Costa, profissional credenciado à ABCCC.

A premiação de Selo de Raça da competição foi entregue à égua colorada Campana Obra-Prima, de propriedade de Mário Móglia Suñé - Cabanha Campana, de Bagé/RS.

Mario Suñé também credenciou Campana Chimarrão, na Força A.

Fonte: ABCCC

16/03 - Campana Vicuña é a Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça na Exposição Morfológica da Cabanha Três Corações

Nos dias 14 e 15 de março, a Cabanha Três Corações reuniu 110 exemplares da raça na sua primeira Exposição Morfológica, realizada no Parque Tomasini no município de Gramado/RS. Contando com a participação de 75 animais confirmados e mais 35 concorrendo na categoria Incentivo, a Cabanha Campana levou para casa importantes resultados.

Na disputa pelas escarapelas a grande vitória da mostra foi conquistada pela égua zaina Campana Vicuña (Triunfo do Purunã X Campana Quincha), que foi eleita Melhor Exemplar da Raça depois de receber as premiações de Campeã Égua Adulta e Grande Campeã.

Já entre os machos destaque para Campana Zangano (Triunfo do Purunã X Campana Patria Gaucha) que foi Campeão Potranco Menor e o Terceiro Melhor Macho da Exposição.

Os resultados até agora mostram a consolidação de Triunfo do Purunã, que além de excelente pai vem se destacando também como avô. Nesta Exposição o 4º Melhor Potranco também é um filho de Triunfo, de propriedade do sr. Tiago Peretto. Além disso, FM Formosa dos Cinco Salsos (filha de Campana Viejo Padre, portanto, neta do Triunfo do Purunã) foi a Grande Campeã Incentivo e Melhor Exemplar Incentivo, de proprioedade de Felipe Martins, Agropecuária Cinco Salsos.

Para finalizar a Campana ainda obteve o título de Melhor Cabanha e Melhor Cabanheiro (João Paulo Nunes).

Fonte: ABCCC | Fotos: Alexandre Teixeira

02/12 - 2ª Paleteada da Sorte - Bagé/RS

Foi entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro que o Núcleo de Bagé promoveu uma etapa credenciadora ao Campeonato Nacional de Paleteada da ABCCC. O evento contou com a participação de 53 duplas (42 na Força A e 11 na Força B).

A disputa garantiu vaga às classificatórias da modalidade, que tem início no mês de abril. Mário dos Santos Suñe montando Campana Tapera e Carlos Souza montando Campana Quimera estão habilitados na Força A.

Fonte: ABCCC

Foto: Fagner Almeida