2013
10/12 - Triunfo do Purunã e Campana Usura credenciados ao Bocal de Ouro

O ciclo de 2014 já traz grandes realizações para a Cabanha Campana. Triunfo do Purunã e Campana Usura estão creedenciados ao Bocal de Ouro 2014.

Triunfo, um filho de Dom Carrasco do Purunã na Faceira II do Itapororó ficou em 1° lugar na Credenciadora de Inéditos de Santa Rosa/RS, sendo Lindor Collares o ginete.

Já Campana Usura (Campana Rumo Certo X Campana Nube) foi o 2° lugar na Credenciadora de Inéditos de Alegrete, sendo João Paulo Nunes o ginete.

02/12 - 2ª Paleteada da Sorte - Bagé/RS

Foi entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro que o Núcleo de Bagé promoveu uma etapa credenciadora ao Campeonato Nacional de Paleteada da ABCCC. O evento contou com a participação de 53 duplas (42 na Força A e 11 na Força B).

A disputa garantiu vaga às classificatórias da modalidade, que tem início no mês de abril. Mário dos Santos Suñe montando Campana Tapera e Carlos Souza montando Campana Quimera estão habilitados na Força A.

Fonte: ABCCC | Foto: Fagner Almeida

01/12 - Campana Afeitado é Reservado Grande Campeão no 5° Tempranito de Bagé

O Tempranito, já tradicional Morfologia Incentivo de Bagé/RS, chega a sua 5ª edição. A prova contou com o julgamento de Vinicius Freitas, que foi secretariado por Mauricio Machado. O Tempranito faz parte da extensa programação do cavalo Crioulo promovida pelo Núcleo de Criadores de Bagé, que inclui a 9ª Festa da Família Crioulista.

Campana Afeitado (Faceiro do Recanto Crioulo X Campana Saia Justa) sagrou-se Reservado Grande Campeão.

Fonte: ABCCC | Foto: Fagner Almeida

14/10 - Campana Xumbo Grosso é Grande Campeão em Caçapava do Sul

O Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da cidade gaúcha de Caçapava do Sul promoveu nos dias 11 e 12 de outubro sua primeira Exposição Morfológica de primavera do ciclo 2014. O julgamento foi do criador e técnico credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Jaime Bica de Freitas, que disse que o nível foi ótimo, principalmente na fila dos machos, composta por animais que muito bem representam a raça crioula.

Campana Xumbo Grosso, um filho de Triunfo do Purunã na Campana Querência foi quem levou o Grande Campeonato, sendo exposto por Vitor Leão Stefani e Natália X Machado, Cabanha Ferro Templado, Aceguá/RS.

Fonte: ABCCC

05/09 - Cabanha Campana confirma sua qualidade genética na Expointer 2013

Mais uma vez a Cabanha Campana participa da Expointer, o maior palco da raça Crioula, com animais de sua criação e de seu afixo, apresentados por outros criadores. Como nos anos anteriores, em 2013 os resultados mostraram toda a qualidade genética, o resultado do trabalho e da dedicação com que a Cabanha lida no seu dia a dia.

Na disputa pelo Freio de Ouro participaram Campana Rumo Certo (Campana Guasquero X Campana Maestra), do proprietário Manoel Pons (Cabanha Santa Ângela), e Campana Reboliço (Campana Guasquero x Campana Maestra), do proprietário Dennis Sfair Silveira (Cabanha Sabiendas), ambos passando para a disputa no domingo e ficando entre os 10.

Nas paleteadas, que teve sua final no dia 01/09, mais uma vez a Cabanha Campana marcou presença. Mário dos Santos Suñé, montando Campana Tropilla, e Carlos Loureiro de Souza, montando Zorro do Aceguá participaram da final, para a qual passaram os melhores entre as 39 equipes que chegaram a Esteio.

Para fechar com chave de ouro, na Morfologia a Campana também marcou presença e levou os títulos de Terceira Melhor Égua Menor, com Campana Vicuña, e o Terceiro Melhor Potranco Maior com Campana Xaque, irmãos inteiros, filhos de Triunfo do Purunã na Campana Quincha.

Além das premiações, a genética Campana está presente no Grande Campeão da Expointer deste ano, através de Guapuruma Mate Amargo, filho de Campana Guasquero (padrillo da criação da cabanha) na Única do Igiquiquá.

Fotos: Felipe Ulbrich (Vicuña, Xaque, Rumo Certo e Reboliço) | Fagner Almeida (paleteadas)

Campana Vicuña Campana Xaque Campana Rumo Certo
Campana Reboliço Campana Tropilla e Zorro do Aceguá Campana Tropilla e Zorro do Aceguá
01/08 - Reta final para a Expointer 2013

Na morfologia Campana Vicuña (Triunfo do Puruña X Campana Quincha) no Passaporte de Pelotas e Campana Xaque (Triunfo do Puruña X Campana Quincha) aprovado nas prévias.

Na função Campana Rumo Certo (BT Faceiro do Junco X Gringa do Aceguá) de propriedade de José Luiz Marona Pons (Cabanha Santa Angela) e Campana Rebuliço (Campana Guasquero X Campana Maestra) de propriedade de Dennis Sfair Silveira (Cabanha Sabiendas), ambos nas mãos do ginete Raul Lima.

Já nas paleteadas Campana Tropilla (Campana Naco X Campana Picardía), montado por Mario dos Santos Suñé, e Zorro do Aceguá (Sete Belo do Aceguá X Gata do Aceguá), montado por Carlos Loureiro de Souza.

Fotos: Fagner Almeida e Felipe Ulbrich

Campana Vicuña Campana Xaque Campana Rumo Certo
 
Campana Reboliço Campana Tropilla e Zorro do Aceguá  
12/05 - Campana Reboliço e Campana Rumo Certo se classificam para o final do Freio de Ouro em Santa Maria

A Cabanha Campana presta sua homenagem ao CT Raul Lima - Raul e sua equipe, e a Dennis Sfair Silveira ( Cabanha Sabiendas), proprietário do Campana Rebuliço, e a José Luiz Marona Pons, proprietário do Campana Rumo Certo e Manoel Pons - Cabanha Santa Angela, pela classificação na semifinal do Freio de Ouro 2013, que ocorreu entre os dias 10 e 12 de Maio, em Santa Maria.

Classificar um animal para o Freio já é um grande feito, três animais a satisfação é tripla e ainda subir ao pódio quatro vezes por merecimento o feito é glorioso.

Parabéns Raul, brilhante foi a tua participação!

Fonte: ABCCC | Foto: Felipe Ulbrich

03/05 -Time de pista da Campana conquista resultados em Bagé

A Exposição Morfológica Passaporte de Bagé, entre os dias 2 e 3 de maio, teve importantes resultados para a Cabanha Campana, que apresentou seu time de pista. A mostra foi realizada na Associação Rural do município e teve a supervisão técnica a cargo de Alexandre Pons Suñe, inspetor credenciado à ABCCC.

Campana Zangano - Reservado Campeão Incentivo

Campana Zamba - 3ª Melhor Incentivo

Campana Ximena, Campana Xaranga e Campana Xerga
Res. Campeão Trio de Potrancas

Campana Xaranga - 4ª Melhor Potranca a Campo

Campana Virgen Santa, Vuelta de Honor e Volta ao Mundo
Trio Res. Grande Campeão e Trio Campeão Égua Menor

Campana Virgen Santa - Melhor Égua Menor a Campo

 

No dia 04/05, também durante a Outonal, ocorreu a 2ª Classificatória de Paleteada do ciclo 2012. O evento reuniu 28 duplas da região 2 de provas funcionais, que compreende Bagé, Dom Pedrito, Aceguá, Candiota e demais cidades da região da campanha gaúcha e garantiu vaga a seis destas na grande final da modalidade.

Mário dos Santos Suñe, montando Campana Tropilla, e Carlos Loureiro de Souza, montando Zorro do Aceguá, ficaram com o 2º lugar.

Fonte: ABCCC | Foto: Fagner Almeida

21/04 - Campana Têmpera chega à final do Bocal de Ouro 2013

Foi nas mãos do ginete Armando Duarte que Campana Têmpera (Mananero Jalisco X Campana Ida e Vuelta) chegou à final do Bocal de Ouro 2013, que aconteceu no dia 21 de abril no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS.

Foto: Felipe Ulbrich

05/04 - Outonal de Pelotas: Campana Vicuña, Grande Campeã, Campeã Égua Menor e Melhor Exemplar da Raça

As primeiras vagas no julgamento morfológico da Expointer 2013 foram ocupadas pelos melhores exemplares da Exposição Passaporte de Pelotas/RS, realizada entre os dias 4 e 5 de abril, no Parque Ildefonso Simões Lopes, em Pelotas/RS.

Entraram em pista 102 animais marcados e mais 30 na categoria Incentivo. Na decisão final, o jurado optou por premiar com o Grande Campeonato a qualidade excepcional de aprumos da égua menor Campana Vicuña. “Essa égua é um exemplo de um objetivo que precisamos ter na raça: melhorar aprumos. Ela parece que nasce do chão, é como uma mesa”, comparou, ao entregar também a faixa de Melhor Exemplar da Raça.

Vicuña, que iniciou a sua campanha funcional no ano passado, volta mais uma vez à Expointer após ter representado o país na Expo-FICCC. “Ela é produto da primeira geração do cavalo que estamos usando em parceria com a cabanha São Rafael, no qual apostamos muito. Quanto aos aprumos, a sua mãe é assim e o pai também. Esse é um critério com o qual somos muito rigorosos”, aponta o expositor, Mário Suñe.

Além das premiações da Vicuña, a Cabanha Campana também levou os títulos abaixo:

Campana Zangano (Triunfo do Purunã X Campana Patria Gaucha) - Reservado Campeão Incentivo

Campana Zamba (Triunfo do Purunã X Campana Jóia) - 3ª Melhor Incentivo

Campana Xerga, Campana Xaranga e Campana Ximena - Grande Campeão Trio, Campeão Trio de Potrancas e Melhor Trio da Exposição

Campana Volta ao Mundo, Campana Vuelta de Honor e Campana Virgen Santa - Reservado Campeão Trio e Campeão Trio de Égua Menor

Campana Virgen Santa (Triunfo do Purunã X Campana Quilla) - Melhor Exemplar a Campo

Fonte: ABCCC | Fotos: Fagner Almeida

Campana Vicuña Campana Zamba Trio de potrancas
   
Trio de potrancas Campana Virgen Santa  
12/03 - Campana Têmpera fica em 2º lugar na Credenciadora de Inéditos de Dom Pedrito e Campana Vicuña é a Reservada Grande Campeã

Foi neste final de semana (09 e 10/03) que o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Dom Pedrito promoveu sua Credenciadora de Inéditos. Entre as 12 fêmeas participantes, que foram julgadas pelos criadores Felipe Caccia Maciel e Ciro Manoel Canto de Freitas e Ciriaco Macedo Py, Campana Têmpera (Mananero Jalisco X Campana Ida e Vuelta) obteve a 2ª colocação com o ginete Armando Duarte, com nota final 18,510.

Já na Morfologia, Campana Vicuña (Triunfo do Purunã X Campana Quincha) ficou com o título de Reservada Grande Campeã.

Fonte: ABCCC | Foto: Fagner Almeida

13/03 - Campana Quitanda credencia em São Lourenço do Sul
A Cabanha Campana credenciou mais um animal para o ciclo 2013 do Freio de Ouro, desta vez em São Lourenço do Sul. Campana Quitanda (Campana Guasquero X Campana Inca) obteve o 4º lugar nas mãos do ginete Mário dos Santos Suñe, na Credenciadora Aberta.
07/02 - Campana Reboliço credencia em 1º lugar em Lavras do Sul

A Cabanha Campana parabeniza os proprietários e o ginete Raul Lima pela conquista do 1º lugar na Credenciadora ao Freio de Ouro 2013 de Lavras do Sul, que aconteceu entre os dias 1º e 3 de fevereiro no parque do Sindicato Rural de Lavras do Sul/RS, em mais um evento promovido pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do município. A disputa foi julgada por Ciro Manoel Freitas, de Alegrete/RS, Lauro Martins, de Lages/SC e pelo uruguaio Martin de la Peña.

Campana Reboliço (Campana Guasquero x Campana Maestra) foi adquirido ainda potranco, no remate  Têmpera Crioula de 2007. Muito nos orgulha vê-lo agora exibindo todo o seu potencial.

 

Fonte: ABCCC | Foto: Suzana Ferreira